Entrevista – você sabe como se preparar?

Finalmente ligaram para você e marcaram a tão esperada entrevista de emprego. E agora? Você sabe como se preparar?

Para ajudar você a obter um excelente resultado na entrevista, preparei os pontos mais importantes baseados na minha experiência própria, na minha vasta bibliografia, nas minhas conversas e reuniões com amigos e parceiros na área de Recursos Humanos no Brasil e na Holanda e nas quase 70 entrevistas que realizei para o box Entrevistazz do Speakzz.

Criei um roteiro básico para que você se prepare antes da entrevista (vários roteiros estão à disposição no Entrevistazz):

  1. O que o recrutador quer saber (perguntas mais comuns):
  • Quem é você?
  • O que você já fez?
  • O que sabe/gostaria de fazer?
  • Suas competências e habilidades
  • Em que pode melhorar?
  • Por que você saiu do último emprego?
  • Por que você deveria ser contratado para esta vaga?

2. A entrevista

O recrutador está sempre interessado em saber como você pode beneficiar a empresa, em que pode agregar, que habilidades tem que podem ser úteis para o negócio. São feitas muitas perguntas e você precisa estar preparado para respondê-las com segurança.

 Como se comportar na entrevista

Entender que o seu comportamento contribui para a avaliação positiva do recrutador é fundamental. Por isso, é importante adicionar às respostas doses generosas de entusiasmo e seriedade.

Seguem algumas dicas básicas - nunca é demais lembrar:

• Procure conhecer a empresa antes da entrevista: mídias sociais, site, internet.

• Saiba exatamente que produtos e serviços vendem.

• Pesquise ano e local de fundação, onde possui filiais, quantos funcionários, principais concorrentes

• Esteja atualizado sobre a empresa: acompanhe notícias, revistas, jornais.

• Conheça missão, visão e valores da empresa.

• Esteja preparado para responder sua pretensão salarial, horário de trabalho, disponibilidade de mudar de cidade, etc.

• Procure enfatizar, além dos cargos ocupados, as contribuições que você trouxe para a empresa.

• Contato visual: seja firme, olhe nos olhos. Direcione os olhos para a pessoa ou pessoas com quem fala.

• Atitude: seja simpático, tanto com o porteiro, recepcionista, quanto com o recrutador.

Dinâmica de grupo:

A dinâmica de grupo é utilizada para identificar certas características das pessoas e como se relacionam com os outros. O que será analisado pelo recrutador é o seu comportamento e posicionamento diante de uma determinada situação.

Veja algumas características da dinâmica de grupo:

• Competências analisadas na dinâmica de grupo: iniciativa (evite falar em excesso ou impedir que os outros participem), determinação, trabalho em equipe, naturalidade, tempo para administrar determinada atividade, personalidade.

• Atividades lúdicas: servem para descontrair e deixar os candidatos se comportarem da forma mais natural possível;

• Como garantir a sobrevivência do grupo após um tsunami? O que levar em uma expedição ao deserto do Saara? Nesse tipo de atividade, não existe resposta certa ou errada. A prova avalia bom poder de argumentação, a coerência e a capacidade de estratégia do profissional;

• Provas situacionais são bastante comuns em dinâmicas de grupo. Resumem-se a simulações de situações de trabalho, o mais próximas possível do real. O objetivo é analisar de que forma os candidatos exerceriam funções específicas do cargo pretendido. Podem ser aplicadas individual ou coletivamente.

3 - Perguntas que você pode fazer ao entrevistador

Sua capacidade em interferir no rumo da conversa vai impressionar o entrevistador. Algumas sugestões de perguntas que você poderia dizer:

  • Quais são os objetivos da empresa?
  • Quais são os planos da empresa a curto, médio e longo prazo?
  • Quais são as expectativas em relação ao cargo?
  • Que qualificações são necessárias para ter um bom desempenho nesse cargo?
  • Que aspectos do trabalho atual poderiam ter melhor desempenho ?
  • O que você considera fundamental na pessoa que ocupará o cargo?

4 - Personalidades que agradam os recrutadores

Se o currículo é a forma de informar a empresa sobre sua formação e experiência, a entrevista tem a função de mostrar quem você realmente é. Algumas características pessoais e atitudes costumam causar boa impressão ao entrevistador:

  • Energético - Quanto mais vigor e disposição para trabalhar, melhor.
  • Motivado - Entusiasmo para superar dificuldades é uma qualidade requisitada.
  • Persistente - Mostre que você não desiste de tarefas até atingir o objetivo.
  • Responsável - Ninguém gosta de funcionários que não assumem responsabilidades.
  • Honesto - Não adiante apenas ser e parecer honesto. É bom apresentar referências que comprovem sua integridade.
  • Dedicado - O executivo que veste a camisa da empresa é peça fundamental.
  • Analítico - Inteligência e discernimento na hora de tomar decisões devem ser enfatizados.
  • Orientação para objetivos - Funcionários dispersivos não crescem na carreira.

5 - O que não fazer na entrevista

Por último, recomendamos o que não fazer na entrevista.

  • Não leve outra pessoa com você.
  • Não fume. Há empresas que até discriminam fumantes.
  • Não peça desculpas na hora de falar de seus pontos fracos.
  • Nunca use óculos escuros.
  • Jamais implore ao entrevistador que lhe dê trabalho.
  • Evite a curiosidade de olhar o que esta à mesa do entrevistador.
  • Não conte piadas.
  • Cuide bem do seu hálito.
  • Evite discussões sobre religião, política ou futebol.

Desejo boa sorte, muita pesquisa e excelente resultado.

Que a vaga seja sua!

Abraçoszz

Vera Lorenzo

Diretora Criativa Speakzz

Fonte: Linkedin

Posted by Vera Lorenzo

CEO Fala Comunicação e Executive Coach

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