Storytelling – como usar estórias para (se)vender mais

Storytelling está na moda nas empresas. Mas afinal o que é Storytelling? 

Se pensarmos na nossa infância, inevitavelmente nos lembramos das estórias que ouvimos dos nossos pais. A contação de estórias da nossa infância é a base do conceito de Storytelling atual. Storytelling reúne a capacidade de contar histórias de maneira relevante aliado ao imaginário visual do interlocutor e/ou recursos audiovisuais utilizados como, por exemplo, em Apresentações, Vendas, Marketing e Publicidade, só para citar alguns exemplos.

A ferramenta de Storytelling tem o poder, se bem utilizada, de estreitar a relação entre você ou sua marca e o cliente ou consumidor final. O motivo? O intuito de contar uma estória é engajar, encantar e cativar o seu público.

Como criar uma estória interessante e atrativa? Um bom roteiro de Storytelling inclui vocabulário adequado, uma trama intrigante/inteligente, personagens com sonhos e anseios e dores/problemas como qualquer pessoa real, inserindo o contexto na realidade do público que vai ouvir/ler/ver a estória contada.

Para acrescentar "tempero" à estória, além dos elementos citados, adicionam-se imagens, ilustrações, vídeos, fazendo com que o público sinta, se emocione, se envolva e participe efetivamente da estória.

No entanto, antes de aplicar o Storytelling como estratégia para sua marca ou produto, é importante que você conheça muito bem as suas personas. É muito importante que você envolva a marca na estória que você vai contar.

Cases de sucesso de Storytelling na mídia que você certamente se lembrará:

  • Coca-Cola que vende felicidade, alegria, encontros,
  • Itaú que vende inovação e modernidade/facilidade para todos, acolhe todas as idades
  • Natura que vende natureza aliada à beleza e à preocupação com o meio ambiente.

Como funciona o processo de Storytelling? Ao contar uma estória, você abre canais sensitivos e desperta gatilhos mentais nas pessoas. O Storytelling é um processo totalmente emocional que exerce influência na decisão das pessoas e, neste sentido, uma ferramenta de persuasão.

 

Para pensar em Storytelling, precisamos nos calcar nos quatro pilares principais:

  1. Pessoas: um ou mais personagens que crie(m) identificação e conexão com o público-alvo.
  2. Ingredientes da trama: problemas/dores/conflitos, sonhos/anseios, meios de resolver, e interação com o público-alvo.
  3. Objetivo: a mensagem desejada, a razão pela qual a estória está sendo contada.

Trama: a estrutura e disposição dos elementos. Um enredo forte garante que você desenvolva a estória do começo ao fim.

Se você ou sua empresa ainda não dominam a arte de contar estórias, entre em contato com o Fala Idiomas - contato@falaidiomas.com.br

Vamos ajudar você(s) a contar as estórias da sua vida, do seu produto e da sua empresa.

Abraços

Vera Lorenzo

Fonte: Linkedin

Posted by Vera Lorenzo

CEO Fala Comunicação e Executive Coach

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